sábado, 26 de dezembro de 2009

Dicas de Livros – Leituras para hoje e amanhã.

post 1 Jeune fille au carlin de Charles Burton Barber

Com o objetivo de estimular novas leituras, abro este espaço onde irei postar indicações de livros. Desde literatura até livros científicos, serão apresentadas grandes obras antigas, clássicas e atuais. 

A leitura está atrofiada nas atividades dos brasileiros em geral. E as razões são diversas. Existem aqueles que acham cansativo, monótono e chato; apenas se aproximar dos livros é motivo para sentirem náusea. Podemos chamá-los de bibliófobos. No entanto, existem aqueles que têm afeto pela leitura, mas carecem de tempo. Ou melhor, carecem de fôlego. A exaustão os faz procurar uma atividade mais passiva. Contudo, acredito que a leitura diária é fundamental. Não me refiro à leitura de jornais ou sites, mas sim ao livro, onde o prazer de pensar com um pouco de ajuda é desfrutado à longo prazo. E aqui vale algumas palavras de Émile Faguet, um crítico literario que trouxe à nossos tempos reflexões sobre a arte de ler:

“(...) o livro, esse pequeno móvel de inteligência, esse pequeno instrumento que põe em atividade nosso entendimento, esse motor do espírito que vem socorrer nossa preguiça e mais amiúde nossa insuficiência, e que nos dá o delicioso prazer de acreditar que pensamos, enquanto que talvez não pensemos em absoluto, é um amigo precioso e muito caro.”

 

Referência imagem: Jeune Fille au Carlin (Charles Barber)

Nenhum comentário:

Postar um comentário