domingo, 14 de novembro de 2010

Barco (Dicionário de Símbolos)

Departure of the Winged Ship

Em todas as culturas, o barco simboliza uma viagem, seja para a  travessia do mundo material ao espiritual, seja o inverso. A barca dos mortos é frequentemente encontrada nas civilizações. É ela que transporta os mortos para o Outro-Mundo.

     Se pensarmos esta viagem como uma aventura, de fato é uma aventura um tanto triste. Na história, poucos significados simbólicos do barco passavam de algo perigoso, melancólico, lúgubre. Na mitologia egípcia, a serpente Apópis (que corresponde à uma encarnação de Set) surgia abruptamente nas águas do oceano e rodeava o barco de quem passava, com o objetivo de virá-lo. Ela lança chamas e cria redemoinhos para se apoderar da alma dos navegadores. E, se eles resistem, o barco simplesmente seguirá seu percurso para o subterrâneo, onde perecerão.

        Mas será que o barco possui apenas esta simbologia? A trajetória de um barco pelo oceano não poderia representar uma passagem importante em nossas vidas? Quando precisamos abandonar uma ilha em nossas vidas para alcançar outra, passamos por turbulências, até mesmo tempestades, podemos muito bem recostar nosso barco em um porto alegre, um porto que demonstra a conquista de algo. Seja passarmos por uma trajetória de uma amizade, de um trabalho que desejamos concluir, de até mesmo uma passagem de um ponto de vista diferente sobre a vida. 
       Talvez esta seja uma interpretação possível da pintura surrealista acima, de Vladimir Kush. A borboleta, entre outros significados simbólicos, representa a própria vida. As velas de um barco representadas por borboletas quem sabe possam significar o recebimento do sopro da vida, que empurra o barco para uma aventura oceânica onde possa embarcar numa praia. Uma praia que represente uma nova vida que nasce. 
       Quem sabe...

Referencia imagem: Departure of the Winged Ship (Kush)

Nenhum comentário:

Postar um comentário