terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inverno (Dicionário de Símbolos)

Hefesto (Vulcano)       Se procurar significados simbólicos do inverno é se meter no  meio de uma geada na mais alta serra, em busca de objetos dourados, logo descobrimos que temos sobre as mãos mais neve e frio do que pedrinhas preciosas. Voltamos com muito pouco para mostrar.
      As estações em geral representam o ciclo da natureza e do ser humano. De modo que, o inverno é representado por um velho próximo a uma fogueira em seu leito de morte. Também é representada por um fogo na lareira. Um dos animais que a simboliza é a salamandra. O deus por excelência associado a esta estação é Hefesto (Vulcano na mitologia romana), considerado mestre nas artes do fogo.
      Dessas poucas pedras preciosas algo podemos concluir: a sensação que o inverno traz – e aqui me refiro àquele frio impetuoso que nos corta a pele – é dificilmente suportável. A maioria de suas representações se referem ao seu oposto. Enquanto que o inverno traz frio e gelo, ele é simbolicamente associado ao calor e fogo.
      O verão não deixa de ser associado aquilo que realmente representa. Apolo é seu arauto, o deus solar.
      O calor nos aquece...
      Mas o frio?! Como é difícil suportá-lo. Precisamos criar legiões simbólicas para combatê-lo: lareiras, salamandras, Vulcano!
      Se houvesse uma guerra das estações, o ser humano se esconderia antes de tudo do frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário